sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
J’adopte un pays
Já tinha ouvido falar sobre a série J’adopte un pays feita pela Rádio Canada International (RCI), porém nunca tinha assistido. Depois de ler o post do blog Diário Canadá Brasil e outros blogs elogiando os vídeos, resolvi assistir.
A série é sobre um casal de brasileiros imigrando pra Montreal desde a festa de despedida deles, até mais ou menos 7 meses depois. É interessante ver com imagem e som o que a gente normalmente costumar ler em muitos blogs de brasileiros que acabam de imigrar: as dificuldades, conquistas, saudade da família etc...
O vídeo só reforça nossa opinião de que é muuuito importante ir pra lá com o máximo de conhecimento em idiomas possível, principalmente o Inglês. Em um episódio eles dizem que não tiveram como continuar estudando e ainda guardar dinheiro para imigrar, mas reconhecem que o ideal seria ir com um nível melhor do idioma.
Com certeza é mais caro estudar idiomas aqui no Brasil do que lá no Canadá. Tenho visto post de brasileiros que pagam em torno de CAD100 por trimestre ou semestre de aula, porém a cada mês a mais que vc fica desempregado, é bastante dinheiro que está saindo pra aluguel, alimentação e outras gastos né? Então vamos aproveitar o tempo de processamento do Processo Federal pra estudar =)
sábado, 18 de dezembro de 2010
Assim como começou, terminou.
Quinta-feira em São Paulo estava caindo o mundo por volta das 19 horas na Zona Sul. Enquanto íamos caminhando até a École, lembrei que começamos as nossas aulas de Francês em Janeiro de 2010, quase um ano antes, do mesmo jeito. No nosso primeiro dia de aula estava caindo um temporal na cidade. Chegamos lá realmente ensopados, eu tive que tirar toda a roupa e apertar pra tirar a água...rs Mas mesmo assim, chegamos lá felizes e contentes, pois estávamos dando o nosso primeiro passo nesse longo processo.
E ontem nós fomos também felizes por encerrar mais essa fase.
Ahh! Pelo menos não assistimos a última aula tão ensopados como a primeira, mas que tava chovendo tava rsrs
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Why a winter storm took hundreds by surprise
Photo by John Stover |
Fiquei impressionada com essa foto e com as notícias que li em sites canadenses. A tempestade de neve prendeu mais de 300 motoristas na Hwy. 42 perto da cidade de Sarnia, em Ontario, desde o dia 13 de Dezembro. Mais de 360 veículos presos!
A reportagem completa está aqui.
sábado, 11 de dezembro de 2010
Palestra Lionel Laroche
No último post falei sobre o livro do Lionel Laroche e também indiquei o link com os vídeos da palestra dele, mas essa semana depois de um bom tempo de trabalho o Alexei postou no blog dele os vídeos com a legenda português, que ele colocou com a ajuda de outros imigrantes e futuros imigrantes.
Clique aqui e veja o post dele sobre a palestra e também o link para os vídeos. Acredito que todos futuros imigrates devem assistir este vídeo.
sábado, 4 de dezembro de 2010
Livros Canadenses
Esta semana compramos 3 livros canadenses pelo site da Amazon. Dois deles já estava querendo comprar faz algum tempo. Eu tenho que me controlar quando vou a livrarias ou mesmo em compras via Internet. Agora só estamos comprando livros que vão nos ajudar na nossa vida no Canadá, pois não vou ter como levar todos os nossos livros. Muitos vão ter que ficar e ir depois com quem for nos visitar e outros vamos vender ou doar.
Abaixo um resumo dos livros:
-"Recruiting, Retaining and Promoting Culturally Different Employees" - Lionel Laroche Ph.D. P.Eng
Falaram muito bem da palestra do Lionel Laroche no forum Canadá_immigration_brasil. Assistimos e adoramos! O livro dele foi o mais caro dos três, mas acho que vai valer a pena.
Falaram muito bem da palestra do Lionel Laroche no forum Canadá_immigration_brasil. Assistimos e adoramos! O livro dele foi o mais caro dos três, mas acho que vai valer a pena.
No blog Os Patos Migram em Bando tem um resumão em português e também o link dos vídeos. Vale a pena ver!
-"How to Be a Canadian" Will Ferguson
Em algum blog, perguntaram se alguém já tinha lido esse livro. Fui pesquisar no Amazon e dei uma lida nas primeiras páginas. Achei uma forma divertida de aprender um pouco sobre a cultura canadense.
Em algum blog, perguntaram se alguém já tinha lido esse livro. Fui pesquisar no Amazon e dei uma lida nas primeiras páginas. Achei uma forma divertida de aprender um pouco sobre a cultura canadense.
-"Debt-Free Forever: Take Control of Your Money and Your Life" - Gail Vaz-Oxlade
A primeira vez que li sobre a Gail foi no blog O Canadá Me Quer. Gosto de ler livros sobre finanças pessoais, já li alguns do Mauro Halfeld e do Gustavo Cerbasi que escrevem de um jeito de fácil compreensão pra quem não é economista e afins. Assisti alguns pedaços do programa da Gail no Canadá o “Til Debt Due us Part” e achei bem legal, então resolvi comprar o livro dela, assim já vamos conhecendo um pouco sobre o sistema canadense.
Não vou falar mais sobre a Gail, pois o Leonardo, que é economista já falou sobre ela nesse post.
Eu ia colocar um vídeo do programa da Gail aqui, mas não consegui. Sorry! rs Quem quiser ver, é só digitar o nome do programa no You Tube que tem alguns vídeos lá.
Vocês já leram algum? Depois que eu ler, conto o que achei! =)
Vocês já leram algum? Depois que eu ler, conto o que achei! =)
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
1 ano depois...
Um ano atrás eu escrevi o primeiro post deste blog. Ele começou como um local pra eu salvar os links de diversos blogs que eu lia, mas através dele conheci diversas pessoas com o mesmo sonho que nós e todos os nossos passos nesse processo foram ficando registrados.
Ontem estava relendo os posts de 2009 e fiquei vendo quanta coisa aconteceu em 1 ano. Em Dezembro do ano passado nem os número nós sabíamos em francês, e hoje já estamos com o CSQ em mãos, após uma entrevista toda em francês. Mesmo no começo deste ano, tudo era somente sonho e agora sim está se tornando realidade. Não foi fácil, muito menos barato, mas em tudo Deus tem nos ajudado e aberto as portas! =)
Agora temos mais um ano novinho pela frente, onde já começamos um novo planejamento, pra essa fase do Processo Federal enquanto aguardamos os vistos. Quem sabe no próximo ano eu não escreva falando que 2 anos depois, já estamos no Québec hein?!? rs
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Atenção: Blog em Manutenção
Faz tempo que quero fazer algumas modificações no blog. Vou aproveitar agora que a correria da entrevista passou e que o blog está pra fazer seu primeiro aniversário (o tempo voa hein?!?) e vou tentar deixar ele com uma cara nova.
Não consigo parar um dia pra fazer tudo, então aos poucos vou modificando o layout, adicionando e removendo links, adicionando o link de outros blogs que eu leio etc.
sábado, 20 de novembro de 2010
A entrevista e abertura do federal
Senta que lá vem história. Eu adorava ler os relatos super completos, então vou tentar fazer o mesmo.
Chegamos bem cedo no prédio BIQ. Saí do trabalho 11h15 e 11h25 estávamos lá na Berrini. Deixamos o carro no estacionamento e fomos pro shopping almoçar e já procurar o HSBC.
Nossa entrevista era às 14 horas, mas nos liberaram às 13h15 pra subir. Acho que ficaram com dó de deixar a gente torrando no sol lá fora ou esperando em pé lá embaixo (onde tinha ar condicionado). Maridão foi de terno e eu de também estava com uma roupa quente. Quem vê pensa que a gente não é de SP...rs
Já lá no BIQ um tempo depois que subimos, eles ligaram a TV e ficamos vendo a famosa apresentação do Cirque du Soleil.
Próximo das 14h20 saiu da sala do Monsieur Daniel Leblanc um casal aprovado e mais ou menos 14h25 ele nos chamou. Ele indicou onde cada um de nós deveria sentar, perguntou se nós tínhamos feitos o dossier e depois perguntou de qual cidade éramos, pra qual cidade iríamos no Canadá, qual a nossa profissão (pra colocar no sistema) e começou a pedir os documentos: passaportes, certidão de nascimento e casamento. Na hora de colocar o meu nome no sistema ele ficou em dúvida, pq quando casei eu mudei meu nome. “Apaguei” um sobrenome e adicionei o do meu marido. Nessa hora rimos um pouco, pois falei que não seria mais a Sra. “Sobrenome do Marido”. Désolé! Rs Pra resumir ele disse que no Québec eu teria que dar o sobrenome do meu pai, pros documentos oficiais, pq lá não existe isso de adicionar o nome do marido. O maridão aproveitou pra perguntar se ele sabia que aqui os homens também podem mudar o nome e ele disse que sim e fez uma cara engraçada, achando bizarro! Rs
Na seqüência, veio os pedidos de diplomas e histórico. Ele pedia sempre os do meu marido, que é o aplicante principal e depois os meus. Eu vi que ele estava lendo o histórico da faculdade do meu marido e falei “ele era um bom aluno não?” e ele confirmou, disse que estava vendo isso...
Depois ele pediu os comprovantes de trabalho, perguntou se tínhamos a carteira de trabalho. Confirmei e entreguei. Ele foi conferindo lá e anotando no formulário que enviamos, que estava na mesa dele. Ele anotava que estava ok na carteira de trabalho.
Pediu holerith também do último emprego, tanto meu quanto do marido. No caso do marido, só um emprego, o que ele tinha mais tempo de trabalho não era na carteira e sim cooperado. Ele explicou rapidamente, e pronto. Sem problemas. De qualquer modo eu tinha levados os holerith e várias coisas pra provar. O que ele apresentou foi só um certificado que tinha as datas que ele prestou serviço, o cargo e era reconhecido em cartório. Ele não pediu pra ver os comprovantes de trabalho no Canadá nem o visto...
No meio disso eu lembro que ele perguntou qual era a nossa motivação pra ir pro Québec. O maridão começou a responder, eu completei. :D
Próximo passo foram os comprovantes de francês. Entregamos os certificados da École e do TCF-Q do maridão. Depois ele pediu de Inglês e eu entreguei o meu. O meu marido não tinha então ele perguntou se usávamos o Inglês no trabalho. Maridão respondeu que só técnico, devido a profissão. Aí ele só virou pra mim e falou “vc usa né?”. Eu confirmei e pronto. Nenhuma pergunta em Inglês. Maridão respirou aliviado essa hora hehehe
Ele perguntou com o que pensávamos em trabalhar e o marido começou a falar sobre os cargos, planos A, B e C, de acordo com a pesquisa que fizemos no site do Emploi Québec. Ele pediu pra ver o CV dele e o meu. Deu umas dicas no dele e no meu disse que tava ok. O maridão aproveitou pra explicar que os planos eram áreas que ele trabalhava hoje, e que já tinha trabalhado anteriormente. Depois ele pediu pra ver as minhas e eu mostrei a pesquisa de dois NOCs e expliquei que na verdade a minha profissão não tinha um nome especifico, mas que pesquisei dois NOCs. Ele concordou, pois tava difícil achar um nome pra minha profissão, no fim da entrevista ele ficou pesquisando um outro mas não achou...rs
Falei que a minha primeira experiência era em determinada área, e que pensava em começar assim, pra depois conseguir um emprego dentro da área em que trabalho atualmente. Também mostrei uma outra pesquisa que fiz que ele adorou!
Enquanto isso, ele foi olhando o fim do nosso dossier onde tinha as pesquisas sobre Québec, Montréal, o bairro escolhido pra morar em Montréal, Budget, Pesquisas de Aluguel, checklist com os primeiros passos em Montréal, Mapa da região mostrando empresas que poderíamos trabalhar e os órgãos que devemos ir.
No fim, acho que por ver o dossier, ele não fez mais nenhuma pergunta. Ele deu algumas dicas no meu caso, da minha profissão. Falou que devo mandar os CVs e ver o que o mercado responde, e não ficar esperando pra começar "por baixo". Eu até falei que como já tinha alguns anos na área, isso poderia ser bom lá, e ele concordou. Mesmo eu não sendo aplicante principal, acabei falando muito pois ele se interessou bastante pela minha área, parecia que queria me ajudar mesmo. O maridão até brincou que ele nem quis saber de TI, acho que de tantos que vão lá da área...rsrs
Não lembro exatamente quando a impressora começou a funcionar, só sei que na hora eu dei um apertão na perna do maridão hehehehe
Ele deu pra nós verificarmos se o CSQ estava ok e começou a falar sobre a validação do diploma. Disse que pro meu marido será fácil, pra mim um pouco mais difícil, mas seria ótimo ter, pra empresas entenderem o que eu fiz. Ele fez uma pesquisa no Google e me entregou um papel com um link pra eu checar lá. Antes disso ele falou, "bom vcs entendem que estão aprovados né?" Oui, oui!! Rs
E assim terminou. Ele entregou todos os papéis e o guia Apprendre Le Québec. Saímos de lá 15h05 bem mais leves.
Chegamos bem cedo no prédio BIQ. Saí do trabalho 11h15 e 11h25 estávamos lá na Berrini. Deixamos o carro no estacionamento e fomos pro shopping almoçar e já procurar o HSBC.
Nossa entrevista era às 14 horas, mas nos liberaram às 13h15 pra subir. Acho que ficaram com dó de deixar a gente torrando no sol lá fora ou esperando em pé lá embaixo (onde tinha ar condicionado). Maridão foi de terno e eu de também estava com uma roupa quente. Quem vê pensa que a gente não é de SP...rs
Já lá no BIQ um tempo depois que subimos, eles ligaram a TV e ficamos vendo a famosa apresentação do Cirque du Soleil.
Próximo das 14h20 saiu da sala do Monsieur Daniel Leblanc um casal aprovado e mais ou menos 14h25 ele nos chamou. Ele indicou onde cada um de nós deveria sentar, perguntou se nós tínhamos feitos o dossier e depois perguntou de qual cidade éramos, pra qual cidade iríamos no Canadá, qual a nossa profissão (pra colocar no sistema) e começou a pedir os documentos: passaportes, certidão de nascimento e casamento. Na hora de colocar o meu nome no sistema ele ficou em dúvida, pq quando casei eu mudei meu nome. “Apaguei” um sobrenome e adicionei o do meu marido. Nessa hora rimos um pouco, pois falei que não seria mais a Sra. “Sobrenome do Marido”. Désolé! Rs Pra resumir ele disse que no Québec eu teria que dar o sobrenome do meu pai, pros documentos oficiais, pq lá não existe isso de adicionar o nome do marido. O maridão aproveitou pra perguntar se ele sabia que aqui os homens também podem mudar o nome e ele disse que sim e fez uma cara engraçada, achando bizarro! Rs
Na seqüência, veio os pedidos de diplomas e histórico. Ele pedia sempre os do meu marido, que é o aplicante principal e depois os meus. Eu vi que ele estava lendo o histórico da faculdade do meu marido e falei “ele era um bom aluno não?” e ele confirmou, disse que estava vendo isso...
Depois ele pediu os comprovantes de trabalho, perguntou se tínhamos a carteira de trabalho. Confirmei e entreguei. Ele foi conferindo lá e anotando no formulário que enviamos, que estava na mesa dele. Ele anotava que estava ok na carteira de trabalho.
Pediu holerith também do último emprego, tanto meu quanto do marido. No caso do marido, só um emprego, o que ele tinha mais tempo de trabalho não era na carteira e sim cooperado. Ele explicou rapidamente, e pronto. Sem problemas. De qualquer modo eu tinha levados os holerith e várias coisas pra provar. O que ele apresentou foi só um certificado que tinha as datas que ele prestou serviço, o cargo e era reconhecido em cartório. Ele não pediu pra ver os comprovantes de trabalho no Canadá nem o visto...
No meio disso eu lembro que ele perguntou qual era a nossa motivação pra ir pro Québec. O maridão começou a responder, eu completei. :D
Próximo passo foram os comprovantes de francês. Entregamos os certificados da École e do TCF-Q do maridão. Depois ele pediu de Inglês e eu entreguei o meu. O meu marido não tinha então ele perguntou se usávamos o Inglês no trabalho. Maridão respondeu que só técnico, devido a profissão. Aí ele só virou pra mim e falou “vc usa né?”. Eu confirmei e pronto. Nenhuma pergunta em Inglês. Maridão respirou aliviado essa hora hehehe
Ele perguntou com o que pensávamos em trabalhar e o marido começou a falar sobre os cargos, planos A, B e C, de acordo com a pesquisa que fizemos no site do Emploi Québec. Ele pediu pra ver o CV dele e o meu. Deu umas dicas no dele e no meu disse que tava ok. O maridão aproveitou pra explicar que os planos eram áreas que ele trabalhava hoje, e que já tinha trabalhado anteriormente. Depois ele pediu pra ver as minhas e eu mostrei a pesquisa de dois NOCs e expliquei que na verdade a minha profissão não tinha um nome especifico, mas que pesquisei dois NOCs. Ele concordou, pois tava difícil achar um nome pra minha profissão, no fim da entrevista ele ficou pesquisando um outro mas não achou...rs
Falei que a minha primeira experiência era em determinada área, e que pensava em começar assim, pra depois conseguir um emprego dentro da área em que trabalho atualmente. Também mostrei uma outra pesquisa que fiz que ele adorou!
Enquanto isso, ele foi olhando o fim do nosso dossier onde tinha as pesquisas sobre Québec, Montréal, o bairro escolhido pra morar em Montréal, Budget, Pesquisas de Aluguel, checklist com os primeiros passos em Montréal, Mapa da região mostrando empresas que poderíamos trabalhar e os órgãos que devemos ir.
No fim, acho que por ver o dossier, ele não fez mais nenhuma pergunta. Ele deu algumas dicas no meu caso, da minha profissão. Falou que devo mandar os CVs e ver o que o mercado responde, e não ficar esperando pra começar "por baixo". Eu até falei que como já tinha alguns anos na área, isso poderia ser bom lá, e ele concordou. Mesmo eu não sendo aplicante principal, acabei falando muito pois ele se interessou bastante pela minha área, parecia que queria me ajudar mesmo. O maridão até brincou que ele nem quis saber de TI, acho que de tantos que vão lá da área...rsrs
Não lembro exatamente quando a impressora começou a funcionar, só sei que na hora eu dei um apertão na perna do maridão hehehehe
Ele deu pra nós verificarmos se o CSQ estava ok e começou a falar sobre a validação do diploma. Disse que pro meu marido será fácil, pra mim um pouco mais difícil, mas seria ótimo ter, pra empresas entenderem o que eu fiz. Ele fez uma pesquisa no Google e me entregou um papel com um link pra eu checar lá. Antes disso ele falou, "bom vcs entendem que estão aprovados né?" Oui, oui!! Rs
E assim terminou. Ele entregou todos os papéis e o guia Apprendre Le Québec. Saímos de lá 15h05 bem mais leves.
Esqueci de falar, que em cima da mesa dele tinha um papel com os nossos pontos: 67. O mesmo que eu somei em casa. Pra passar precisa de 63, então acho que isso colaborou pros rumos da nossa entrevista, que não teve milhões de perguntas. Somando a isso, o horário já estava atrasado, estávamos com todos os documentos lá, o CV em francês (levem pq ele gosta de ver), e ele viu rapidamente o nosso dossier, então sabia que tínhamos feito uma boa pesquisa.
Na hora de ir embora, falei na recepção que iríamos no consulado e a moça colocou uns selinhos a mais no nosso ticket do estacionamento. Corremos pro HSBC (dica, entre pelo Hotel, subindo as escadas ele fica logo a esquerda), ficamos hiper contente em pagar toda aquela fortuna e fomos pro consulado.
No consulado a Fernanda nos recebeu super bem. Ela conferiu os documentos e viu que tínhamos errado em um formulário. Ela disse que todo mundo se confunde.
No formulário Background, pergunta 9, a segunra pergunta é "previoulsy sought refugee status in Canada or applied for a Canadian immigrant or permanent resident visa or visitor temporary resident visa?"
Ignoramos o fim e marcamos não...rs Na hora, lá no consulado corrigimos e marcamos sim.
Já saímos de lá com número do processo pra consultar no E-Cas, que ela informou que demorar para aparecer , pois por enquanto o processo está aguardando para ser analisado. Ela disse também que em alguns dias receberíamos uma carta confirmando a abertura do processo e que o prazo atual é de 10 meses.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Oui! Yes!! Passamos na entrevista!
Passamos!!!!!!!! Iupiiii! rs
A entrevista foi com o M. Leblanc e durou aproximadamente 40 minutos. De lá fomos no HSBC pagar a taxa e dar entrada no processo federal no consulado. Já saímos de lá com o número do nosso processo pra consultar futuramente.
Vou fazer um resumo com calma e depois posto aqui contando como foi!
Bjs,
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Faltam 2 dias!
Eu sei, falei que só voltava dia 17, mas fiquei com saudade do blog rsrs
Agora faltam menos de 2 dias pra entrevista e pelo menos a parte documental está toda pronta.
Preparamos uma pasta com plástico onde estão todos os documentos e compravantes solicitados e também uma pesquisa sobre o mercado de trabalho, vagas e cv. Também fizemos uma pesquisa sobre Québec, Montréal, o bairro escolhido pra morar, apartamentos para alugar, orçamento para os primeiros 6 meses, local temporário pra ficar e também um check list com os primeiros passos no Canadá. O bom dessa pasta é que poderemos levar ela depois pro Canadá, do jeito que está, com todos os nossos diplomas, comprovantes etc.
Peguei a idéia da pasta com outra ex-aluna da École que passou pela entrevista em Maio/2009. Achei muito legal quando vi, ótima idéia! Merci Michelle =)
A certidão de nascimento, passaportes e carteira de trabalho estou levando em uma pasta pequena separada, pra falicitar.
Os documentos pro Processo Federal já estão no envelope, só aguardando o CSQ e o comprovante de pagamento. Preparamos em casa os envelopes para as fotos conforme solicitado no guia, e também liguei no consulado para confirmar o valor da taxa. Continua a bagatela de R$925,00 por pessoa, mas posso dizer que nunca fiquei tão contente em gastar uma grana dessa!! hehehe
Acho que é isso! Enquanto eu tô aqui "blogando", o maridão tá deitado do meu lado lendo todo o dossier. Ainda vamos praticar mais as perguntas pra entrevue. Volto assim que der pra contar como foi a entrevista. Se Deus quiser com boas notícias!
sábado, 6 de novembro de 2010
Volto dia 17/11
Eu realmente queria atualizar mais o blog, porém com a proximidade da entrevista está impossível.
Estamos estudando e montando o dossier. Já preenchi os documentos para o Processo Federal. Ah, também falta preparar a pasta para o dia da entrevista.
Até dia 17/11!!!
Estamos estudando e montando o dossier. Já preenchi os documentos para o Processo Federal. Ah, também falta preparar a pasta para o dia da entrevista.
Até dia 17/11!!!
domingo, 24 de outubro de 2010
Novidades de Semana
Salut!
- Ontem fui voluntária em um evento na casa da cônsul do Canadá. Adorei! Foi eu e uma ex-aluna da École tirar fotos do evento. A casa dela foi do cantor Roberto Carlos. Très cool!
- Além da cônsul, conhecemos também o novo Embaixador do Canada com quem tiramos fotos e nos deu seu cartão, pedindo para enviarmos as fotos que tiramos dele no evento.
- Foi muito legal participar de umas festa onde a maioria eram canadenses. Percebi que pelo menos pra Inglês, meu ouvido já está treinado. Não ouvi ninguém falando francês.
- Continuamos estudando e montando nosso dossier para a entrevista, que está se aproximando.
- Já fizemos todo o planejamento do dia "D". Onde parar o carro, onde tem HSBC pra pagar a taxa, distância do BIQ-Consulado.
- Já pedimos a impressão das 6 (seis!!!) fotos para o processo federal, que são de
um tamanho bem diferente, para não ter problemas na véspera do envio dos documentos. Pra quem for de SP, paguei R$15 em 8 fotos na ZS. Quem quiser os contatos é só deixar um comentário.
Por hoje é só!
Bjss
domingo, 17 de outubro de 2010
Vida em Pausa
Interessante como fica a nossa vida enquanto estamos nesse processo de imigração. Eu digo que está meio em pausa. Meio, pq não podemos simplesmente parar com tudo, precisamos continuar vivendo, até pq ainda não estamos perto da nossa ida pro Canadá. Porém não estamos tão longe, para ficar gastando com algumas coisas aqui no Brasil.
Eu só tenho comprado o que é realmente necessário. Gostaria de comprar outras coisas, e móveis que nunca compramos desde o casamento? Sim, mas como sei que nem o que temos hoje vamos poder levar nas 4 malas (ou 6 malas) de 32kgs, as compras de coisas para a casa nem passam pela minha cabeça mais, só fico sonhando agora em montar nossa casinha, mas lá pro Norte rs
Hoje passei os olhos em um folheto de móveis e eletrodomésticos que estavam na casa da minha mãe, e logo larguei ele pensando: "só vou precisar disso de novo no Canadá!".
A dúvida agora, é onde ir e quanto gastar nas nossas férias. Não pode ser muito para não prejudicar nosso orçamento, porém também não dá pra ficar os 30 dias em casa...
Eu só tenho comprado o que é realmente necessário. Gostaria de comprar outras coisas, e móveis que nunca compramos desde o casamento? Sim, mas como sei que nem o que temos hoje vamos poder levar nas 4 malas (ou 6 malas) de 32kgs, as compras de coisas para a casa nem passam pela minha cabeça mais, só fico sonhando agora em montar nossa casinha, mas lá pro Norte rs
Hoje passei os olhos em um folheto de móveis e eletrodomésticos que estavam na casa da minha mãe, e logo larguei ele pensando: "só vou precisar disso de novo no Canadá!".
A dúvida agora, é onde ir e quanto gastar nas nossas férias. Não pode ser muito para não prejudicar nosso orçamento, porém também não dá pra ficar os 30 dias em casa...
terça-feira, 12 de outubro de 2010
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Preparação para a Entrevista
Cheguei! Depois de uma viagem um pouco cansativa, estou de volta à São Paulo. Malas desfeitas, agora vou me dedicar 100% a nossa preparação para a entrevista. Vamos montar nosso projeto e focar os estudos nas perguntas básicas que são feitas, para facilitar. Graças a Deus, já temos um nível razoável de francês. Aliás, acho que a melhor coisa que fizemos foi aguardar terminar o nível básico todo, para depois enviar os documentos. Eu ia estar desesperada se tivesse sido convocada para a entrevista uns meses antes rs
Além da preparação para a entrevista, vou tentar ao mesmo tempo levantar todo os documentos do processo federal, pq se Deus quiser, vamos sair de lá com o CSQ para já dar entrada na solicitação do visto.
Depois de mais de um ano de sonho, estudos, preparação, agora estamos vendo as coisas realmente acontecerem. Dá um frio na barriga, mas também uma alegria de ver tudo que planejamos finalmente acontecendo!
Além da preparação para a entrevista, vou tentar ao mesmo tempo levantar todo os documentos do processo federal, pq se Deus quiser, vamos sair de lá com o CSQ para já dar entrada na solicitação do visto.
Depois de mais de um ano de sonho, estudos, preparação, agora estamos vendo as coisas realmente acontecerem. Dá um frio na barriga, mas também uma alegria de ver tudo que planejamos finalmente acontecendo!
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Convocation - Entrevue de sélection à Sao Paulo
Salut (da Europa)!
Acabei de saber que fomos convocados para a entrevista. Maridão recebeu o e-mail ontem, e eu só vi hoje. Vai ser dia 17/11 às 14 horas. Super perto! Não posso negar que ficamos surpresos, já que tinhamos pontos suficientes pra passar direto, mas tudo bem. Agora vamos acelerar as pesquisas de Montreal, e também praticar mais sobre como responder sobre as nossas profissões e experiências profissionais. Acho que é isso que tá faltando.
Por hoje é só...
Bjus!
terça-feira, 5 de outubro de 2010
No news
Salut!!
Continuo em viagem pela Europa, mas o maridão não recebeu nenhuma carta, e-mail nem telefonema. Acho que isso significa que não entramos na rodada de entrevista atual. Estou torcendo para que a nota do TCF-Q dele, "libere" o CSQ pelo correio rsrs
Beijos!
Paty
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Chegou!
Post super rápido pra dizer que recebemos hoje a cartinha de abertura do processo de Québec. Tive este prazer antes de ir viajar. Até o momento está tudo super rápido, pena que não continua assim no Processo Federal rsrs
Agora vou terminar de fazer as malas. O próximo post vai ser direto da Europa! =)
Beijos!
Agora vou terminar de fazer as malas. O próximo post vai ser direto da Europa! =)
Beijos!
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Débito no Cartão de Crédito
Iupi! Nunca pensei que ia ficar tão contente em pagar uma conta rsss
Enviamos o processo na quarta-feira, chegou lá na quinta de manhã e na sexta eles já fizeram o pedido do débito no meu cartão, o que significa que já fizeram uma análise e aceitaram nosso processo! =)
Agora estou aguardando ansiosamente a primeira carta. Vou ficar fora do país alguns dias, mas o maridão prometeu escanear e me enviar quando chegar.
Volto a escrever assim que tiver novidades!
Beijos!!
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Documentos Enviados
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Resultado do TCF-Q
Salut!
Estavamos aguardando ansiosamente até que, finalmente, na terça feira passada meu marido recebeu um e-mail com uma prévia do certificado do TCF-Q. A nota? B1 em Compreensão Oral e C1 em Expressão Oral! Nem preciso dizer que ficamos hiper mega contentes pois ele fez a prova com somente 162 horas. Deus é bom!
Pelas minhas contas, já passamos com uma folga dos 63 pontos que são necessários para o processo. Não precisamos dos pontos de adaptabilidade.
Agora vamos aguardar chegar o certificado e dar entrada no processo! =)
Estavamos aguardando ansiosamente até que, finalmente, na terça feira passada meu marido recebeu um e-mail com uma prévia do certificado do TCF-Q. A nota? B1 em Compreensão Oral e C1 em Expressão Oral! Nem preciso dizer que ficamos hiper mega contentes pois ele fez a prova com somente 162 horas. Deus é bom!
Pelas minhas contas, já passamos com uma folga dos 63 pontos que são necessários para o processo. Não precisamos dos pontos de adaptabilidade.
Agora vamos aguardar chegar o certificado e dar entrada no processo! =)
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
TCF-Q
Salut mes amis! Ça va?
Essa semana meu marido fez o TCF-Q, e agora estamos aguardando ansiosamente o resultado sair. Terá um resultado preliminar na Internet e depois de algum tempo chega o certificado, que iremos enviar junto com os documentos na abertura do processo.
Vou fazer um breve relato de como foi a prova. Mas quem quiser saber mais sobre o teste, é só ir aqui.
A prova dele foi em SP, na Aliança Francesa no centro. Foi um dia da semana de manhã, e só tinha ele e mais um rapaz, então foi bem rápido. Ele foi o primeiro a fazer a parte de expressão oral.
Compreensão Oral -> Meu marido disse que a prova é bem rápida, não dá tempo de pensar e muito menos ler todas as opções. As instalações e o som da sala eram ótimos, não teve problema para escutar as perguntas.
Algumas questões ele teve que chutar, principalmente no fim que vai ficando mais difícil e duas perguntas ele respondeu depois, quando teve um tempo entre uma questão e outra.
Expressão Oral -> As dicas da Pati, da Pamela e do JEF com certeza ajudaram MUUUUITO! Foi o relato deles que me incentivou a fazer este post, pois pode vir a ajudar outras pessoas futuramente. =)
Bom, depois de ler os posts aí de cima, fiz um resumo das perguntas que foram feitas pros 3, e passei pro meu marido. Com isso, um dia antes da prova ele "respondeu" as perguntas, fazendo textos e procurando algumas palavras chaves, que poderiam ajudar na hora.
As perguntas que caíram pra ele foram: se apresentar; fale de sua família; fale se é possível manter a sua cultura vivendo em outro país; fale sobre a importância de um segundo idioma; fale sobre o transporte público x privado. Em uma parte foi dado um tema e ele teve que fazer as perguntas (pedir conselhos sobre qual roupa usar em uma entrevista de trabalho).
Pra finalizar, fica duas dicas:
1. Faça alguns exercícios do livro TCF com 250 questões. Ajuda para se familiarizar com a prova. Meu marido fez alguns para estudar.
2. Leia os relatos de outras pessoas que fizer o TCF-Q, principalmente as perguntas na parte de expressão oral. Algumas perguntas que caíram pro meu marido foram as mesmas de outras pessoas. Como ele já tinha estudado as perguntas um dia antes, quando a pergunta foi feita, ele já sabia "por onde começar".
Por hoje é só!
Bjs,
Essa semana meu marido fez o TCF-Q, e agora estamos aguardando ansiosamente o resultado sair. Terá um resultado preliminar na Internet e depois de algum tempo chega o certificado, que iremos enviar junto com os documentos na abertura do processo.
Vou fazer um breve relato de como foi a prova. Mas quem quiser saber mais sobre o teste, é só ir aqui.
A prova dele foi em SP, na Aliança Francesa no centro. Foi um dia da semana de manhã, e só tinha ele e mais um rapaz, então foi bem rápido. Ele foi o primeiro a fazer a parte de expressão oral.
Compreensão Oral -> Meu marido disse que a prova é bem rápida, não dá tempo de pensar e muito menos ler todas as opções. As instalações e o som da sala eram ótimos, não teve problema para escutar as perguntas.
Algumas questões ele teve que chutar, principalmente no fim que vai ficando mais difícil e duas perguntas ele respondeu depois, quando teve um tempo entre uma questão e outra.
Expressão Oral -> As dicas da Pati, da Pamela e do JEF com certeza ajudaram MUUUUITO! Foi o relato deles que me incentivou a fazer este post, pois pode vir a ajudar outras pessoas futuramente. =)
Bom, depois de ler os posts aí de cima, fiz um resumo das perguntas que foram feitas pros 3, e passei pro meu marido. Com isso, um dia antes da prova ele "respondeu" as perguntas, fazendo textos e procurando algumas palavras chaves, que poderiam ajudar na hora.
As perguntas que caíram pra ele foram: se apresentar; fale de sua família; fale se é possível manter a sua cultura vivendo em outro país; fale sobre a importância de um segundo idioma; fale sobre o transporte público x privado. Em uma parte foi dado um tema e ele teve que fazer as perguntas (pedir conselhos sobre qual roupa usar em uma entrevista de trabalho).
Pra finalizar, fica duas dicas:
1. Faça alguns exercícios do livro TCF com 250 questões. Ajuda para se familiarizar com a prova. Meu marido fez alguns para estudar.
2. Leia os relatos de outras pessoas que fizer o TCF-Q, principalmente as perguntas na parte de expressão oral. Algumas perguntas que caíram pro meu marido foram as mesmas de outras pessoas. Como ele já tinha estudado as perguntas um dia antes, quando a pergunta foi feita, ele já sabia "por onde começar".
Por hoje é só!
Bjs,
sábado, 14 de agosto de 2010
Primeiros Passos
Hoje demos mais um passo importante no nosso projeto de imigração: começamos a separar os documentos para dar início ao processo. Pretendemos enviar os documentos assim que chegar o resultado do TCF-Q, então já estava na hora de fazer isso.
Fiz um checklist com base nesse site, e foi o que facilitou na hora de levantar todos os nossos documentos, históricos, certificados etc. Nossa, quanto papel a gente guarda hein?! rs
Descobri que estão faltando os meus históricos da faculdade (nunca peguei) e da pós (perdi). Vou ter que correr atrás disso este mês. Fora isso faltam as fotos e o mais importante: preencher os formulários.
Eu já comecei preenchendo o meu, porém acredito que vamos ter que pegar um dia para preencher todos os documentos com calma, igual fizemos hoje com os documentos. Os CVs já estão em Francês (o que já ajuda muuuito), mas mesmo assim vamos ter que preencher tudo e fazer algumas revisões pra garantir que tudo está indo certinho!
Deu um trabalhão separar tudo, mas estou tão contente quanto com o início das aulas de francês no curso intermediário. É ótimo ver todo o nosso planejamento sendo realizado.
Por hoje é só... au revoir!
domingo, 8 de agosto de 2010
terça-feira, 6 de julho de 2010
Depois de algum tempo....rs
Tá difícil atualizar esse blog. E também confesso que tô na fase de leitora, e não escritora...rs
Bom, já estamos terminando as nossas 150 horas, porém decidimos continuar os estudos, fazer o TCF-Q e depois aplicar. Sei que não é garantido que receberemos o CSQ sem fazer a entrevista, porém pelos relatos que eu tenho visto, creio que teríamos algumas chances. Então vamos arriscar, e enquanto isso vamos firmando o francês.
Não vamos esperar muito, pq tô vendo que vai chover gente de TI agora indo pro processo de Québec, então com certeza deverá ter mudanças em breve, assim como teve no processo federal.
Também não sei se é impressão minha, mas eu acho que o andamento dos processos de Québec este ano estão mais devagar, talvez pela quantidade de processos, não sei. Então.... já enviar o TCF-Q seria uma vantagem, até pq se tivermos uma nota boa, já alcançamos o mínimo de pontos, sem precisar dos pontos da entrevista...
Vou ficando por aqui...
Au revoir!! =)
Bom, já estamos terminando as nossas 150 horas, porém decidimos continuar os estudos, fazer o TCF-Q e depois aplicar. Sei que não é garantido que receberemos o CSQ sem fazer a entrevista, porém pelos relatos que eu tenho visto, creio que teríamos algumas chances. Então vamos arriscar, e enquanto isso vamos firmando o francês.
Não vamos esperar muito, pq tô vendo que vai chover gente de TI agora indo pro processo de Québec, então com certeza deverá ter mudanças em breve, assim como teve no processo federal.
Também não sei se é impressão minha, mas eu acho que o andamento dos processos de Québec este ano estão mais devagar, talvez pela quantidade de processos, não sei. Então.... já enviar o TCF-Q seria uma vantagem, até pq se tivermos uma nota boa, já alcançamos o mínimo de pontos, sem precisar dos pontos da entrevista...
Vou ficando por aqui...
Au revoir!! =)
quinta-feira, 27 de maio de 2010
C´est cute!!
Foto tirada deste site falando sobre o heat alert em Toronto.
Uma das coisas que mais me chama atenção em morar no Canadá é ter a oportunidade de viver as 4 estações do ano.
Hoje não vejo a hora de passar pelo meu primeiro inverno, andar na neve, fazer meu primeiro bonhomme de neige mas sei que depois de um tempo deve começar a encher o saco né? Deve ser uma DELÍCIA ter que ficar "cavando" seu carro de manhã! hehehehe
Masss, depois de um longo inverno, logo vem o verão com um calorão desse! No fim vamos ter um pouco de cada. Quando começar a enjoar de um, já vem outra estação pra dar uma renovada.
Vou adorar tudo isso! :D
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Salut mes amis!
Eu gostaria de atualizar sempre o blog, mas infelizmente a rotina em SP não me permite...rs
Esta semana estamos completando 100 horas de estudo de francês na École. O tempo voaaaa...
Parece que foi outro dia que fizemos a matrícula e estávamos procurando videos no You Tube para aprender alguma coisa antes da primeira aula hehehe
Com relação a dar entrada ou não no processo agora, decidimos aguardar mais um pouquinho, pois só agora que estamos pegando confiança para nos comunicar nesse novo idioma. Quem sabe no mes que vem? rs
Por hoje é só! Vou ver se tem algo de interessante no meu "Guia do Canadá" pra postar aqui.
Esta semana estamos completando 100 horas de estudo de francês na École. O tempo voaaaa...
Parece que foi outro dia que fizemos a matrícula e estávamos procurando videos no You Tube para aprender alguma coisa antes da primeira aula hehehe
Com relação a dar entrada ou não no processo agora, decidimos aguardar mais um pouquinho, pois só agora que estamos pegando confiança para nos comunicar nesse novo idioma. Quem sabe no mes que vem? rs
Por hoje é só! Vou ver se tem algo de interessante no meu "Guia do Canadá" pra postar aqui.
domingo, 2 de maio de 2010
Feira, TCF-Q e muitas dúvidas...
No último sábado fomos na Feira Estude no Québec. Tinha bastante casais visitando a feira, que acredito que muitos eram igual eu e o mon mari. Pessoas que vão dar início ao processo, ou já deram, mas estavam lá pra ter um contato com o Québec aqui no Brasil... =)
Chegamos um pouco tarde, mas bem na hora da palestra da Roberta, que é do escritório de imigração do Québec em São Paulo. Já valeu só pelo vídeo que ela passou, en français, e que conseguimos entender bem.
Quando saímos do hotel, demos uma paradinha na Starbucks pra tomar um chocolate quente. Tá certo que não era o Tim Hortons, mas já me senti no Canadá quando saímos de lá e fomos caminhar com o copinho na mão....rs (Detalhe: só estou comparando a parte de sair com o copo na mão, já que só de tirar a camera da bolsa pra fazer uma foto da Paulista no fim do dia, já dá um medão. Algo que não acontecerá no Canadá...rs)
Estamos agora com um pouco mais de 80 horas, e confesso que bateu a dúvida se deveríamos já dar entrada no processo ou aguardar o fim das 150 horas. Nossa idéia original é finalizar as 150 horas em Julho, fazer o TCF-Q em Agosto e dar entrada no processo em Setembro. Porém, estava pensando em tentar o TCF-Q de Maio. Mas com 80 horas/aulas só, pensamos bem e acho que é jogar dinheiro fora, coisa que não dá pra quem tá pensando em imigrar não?!? rs
Ah! Só estamos decididos a tentar o TCF-Q, pois a profissão do mon mari, é profissão em demanda e a minha é totalmente relacionada com uma das profissões em demanda, o que nos dá uma chance de receber o CSQ em casa.
Vi muitas pessoas que deram entrada no processo antes de concluir as 150 horas e então outra opção seria deixar pra lá o TCF-Q, dar entrada logo e ir se preparando para a entrevista. Massssss, no momento ainda bate uma insegurança em falar em francês. Não acho que estamos prontos pra encarar uma entrevista toda em francês e tenho certeza que a gente ia se desesperar se fossemos chamado pra entrevista antes de completar o curso. Então por enquanto continuamos com o plano original...rs
Agora eu pergunto, com quantas horas de francês vocês fizeram a entrevista? E o TCF-Q? É tudo tão fácil quanto parece e eu que tô complicando o negócio? rss
Outra dúvida: é necessário fazer o TOEIC? Estou pensando em mandar meu certificado do curso e diplomas de cursos em Inglês, agora o mari não tem nenhum certificado desse, só o visto de trabalho de quando ele trabalhou em Toronto, que na teoria é um comprovante e que ele trabalhou em um país de lingua inglesa. Será que isso com uma carta em inglês vale?
Chegamos um pouco tarde, mas bem na hora da palestra da Roberta, que é do escritório de imigração do Québec em São Paulo. Já valeu só pelo vídeo que ela passou, en français, e que conseguimos entender bem.
Quando saímos do hotel, demos uma paradinha na Starbucks pra tomar um chocolate quente. Tá certo que não era o Tim Hortons, mas já me senti no Canadá quando saímos de lá e fomos caminhar com o copinho na mão....rs (Detalhe: só estou comparando a parte de sair com o copo na mão, já que só de tirar a camera da bolsa pra fazer uma foto da Paulista no fim do dia, já dá um medão. Algo que não acontecerá no Canadá...rs)
Estamos agora com um pouco mais de 80 horas, e confesso que bateu a dúvida se deveríamos já dar entrada no processo ou aguardar o fim das 150 horas. Nossa idéia original é finalizar as 150 horas em Julho, fazer o TCF-Q em Agosto e dar entrada no processo em Setembro. Porém, estava pensando em tentar o TCF-Q de Maio. Mas com 80 horas/aulas só, pensamos bem e acho que é jogar dinheiro fora, coisa que não dá pra quem tá pensando em imigrar não?!? rs
Ah! Só estamos decididos a tentar o TCF-Q, pois a profissão do mon mari, é profissão em demanda e a minha é totalmente relacionada com uma das profissões em demanda, o que nos dá uma chance de receber o CSQ em casa.
Vi muitas pessoas que deram entrada no processo antes de concluir as 150 horas e então outra opção seria deixar pra lá o TCF-Q, dar entrada logo e ir se preparando para a entrevista. Massssss, no momento ainda bate uma insegurança em falar em francês. Não acho que estamos prontos pra encarar uma entrevista toda em francês e tenho certeza que a gente ia se desesperar se fossemos chamado pra entrevista antes de completar o curso. Então por enquanto continuamos com o plano original...rs
Agora eu pergunto, com quantas horas de francês vocês fizeram a entrevista? E o TCF-Q? É tudo tão fácil quanto parece e eu que tô complicando o negócio? rss
Outra dúvida: é necessário fazer o TOEIC? Estou pensando em mandar meu certificado do curso e diplomas de cursos em Inglês, agora o mari não tem nenhum certificado desse, só o visto de trabalho de quando ele trabalhou em Toronto, que na teoria é um comprovante e que ele trabalhou em um país de lingua inglesa. Será que isso com uma carta em inglês vale?
sábado, 24 de abril de 2010
Entrevista com a Maria João
Pesquisando algumas coisas na Internet, achei o site Canadá para Brasileiros. Eles publicaram uma entrevista bem bacana feita com a Maria João, ex funcionária do consultado do Canadá em São Paulo e muito conhecida por todos os imigrantes e futuros imigrantes.
Pra quem quiser ler, segue o link da entrevista: Entrevista Especial - Maria João Guimarães.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
terça-feira, 20 de abril de 2010
Canadian Symbol
THE BEAVER
The beaver was adopted centuries ago as a symbol of the Hudson’s Bay Company. It became an emblem of the St. Jean Baptiste Society, a French-Canadian patriotic association, in 1834, as well as other groups. This industrious rodent can be seen on the five-cent coin, on the coats of arms of Saskatchewan and Alberta, and of cities such as Montreal and Toronto.
domingo, 28 de março de 2010
Estudando Francês!
Bem que eu gostaria de sempre atualizar o blog, mas por enquanto no news!
Estamos só estudando Francês no momento. Em Julho já devemos terminar as 150 horas, e só aí vamos decidir quando vamos aplicar.
Por enquanto vamos nos mantendo atualizados com os blogs, o fórum canada_immigration_brasil e também com as conversas lá no curso de francês. Aliás, quem estiver procurando uma escola de francês em SP nós recomendamos a École Québec, pois além de aprender o Francês da França e o de Québec, ainda aprendemos muito sobre Québec, já que os professores são todos de lá.
Esta semana pegamos lá na École um filme em francês (com legenda em Inglês) para assistir. Depois eu conto como foi!
Pra finalizar, deixo um vídeo do You Tube que adorei. Desde que a Mirella indicou no blog dela, não paro de escutar.
Abraços e uma ótima semana!
Estamos só estudando Francês no momento. Em Julho já devemos terminar as 150 horas, e só aí vamos decidir quando vamos aplicar.
Por enquanto vamos nos mantendo atualizados com os blogs, o fórum canada_immigration_brasil e também com as conversas lá no curso de francês. Aliás, quem estiver procurando uma escola de francês em SP nós recomendamos a École Québec, pois além de aprender o Francês da França e o de Québec, ainda aprendemos muito sobre Québec, já que os professores são todos de lá.
Esta semana pegamos lá na École um filme em francês (com legenda em Inglês) para assistir. Depois eu conto como foi!
Pra finalizar, deixo um vídeo do You Tube que adorei. Desde que a Mirella indicou no blog dela, não paro de escutar.
Abraços e uma ótima semana!
domingo, 7 de março de 2010
quarta-feira, 3 de março de 2010
Runway Run 2010 - Toronto Pearson
"Walking or running side-by-side with jets is an experience to remember."
Estava fazendo uma pesquisa no site do Aeroporto Internacional de Toronto, o Toronto Pearson, e acabei conhecendo um evento super bacana chamado Runway Run 2010. No dia 19 de Junho o aeroporto irá abrir as Pistas 06R-24L para o público e para a comunidade aeroportuária com corridas e caminhadas, individuais, em grupo e em família. O evento irá beneficiar a William Osler Health System Foundation’s Experience the Evolution, levantando fundos para o Etobicoke General Hospital (EGH). Abaixo algumas fotos do evento de 2009:
segunda-feira, 1 de março de 2010
Hockey - Canada VS USA
Assinar:
Postagens (Atom)