Salut mes amis! Ça va?
Essa semana meu marido fez o TCF-Q, e agora estamos aguardando ansiosamente o resultado sair. Terá um resultado preliminar na Internet e depois de algum tempo chega o certificado, que iremos enviar junto com os documentos na abertura do processo.
Vou fazer um breve relato de como foi a prova. Mas quem quiser saber mais sobre o teste, é só ir aqui.
A prova dele foi em SP, na Aliança Francesa no centro. Foi um dia da semana de manhã, e só tinha ele e mais um rapaz, então foi bem rápido. Ele foi o primeiro a fazer a parte de expressão oral.
Compreensão Oral -> Meu marido disse que a prova é bem rápida, não dá tempo de pensar e muito menos ler todas as opções. As instalações e o som da sala eram ótimos, não teve problema para escutar as perguntas.
Algumas questões ele teve que chutar, principalmente no fim que vai ficando mais difícil e duas perguntas ele respondeu depois, quando teve um tempo entre uma questão e outra.
Expressão Oral -> As dicas da Pati, da Pamela e do JEF com certeza ajudaram MUUUUITO! Foi o relato deles que me incentivou a fazer este post, pois pode vir a ajudar outras pessoas futuramente. =)
Bom, depois de ler os posts aí de cima, fiz um resumo das perguntas que foram feitas pros 3, e passei pro meu marido. Com isso, um dia antes da prova ele "respondeu" as perguntas, fazendo textos e procurando algumas palavras chaves, que poderiam ajudar na hora.
As perguntas que caíram pra ele foram: se apresentar; fale de sua família; fale se é possível manter a sua cultura vivendo em outro país; fale sobre a importância de um segundo idioma; fale sobre o transporte público x privado. Em uma parte foi dado um tema e ele teve que fazer as perguntas (pedir conselhos sobre qual roupa usar em uma entrevista de trabalho).
Pra finalizar, fica duas dicas:
1. Faça alguns exercícios do livro TCF com 250 questões. Ajuda para se familiarizar com a prova. Meu marido fez alguns para estudar.
2. Leia os relatos de outras pessoas que fizer o TCF-Q, principalmente as perguntas na parte de expressão oral. Algumas perguntas que caíram pro meu marido foram as mesmas de outras pessoas. Como ele já tinha estudado as perguntas um dia antes, quando a pergunta foi feita, ele já sabia "por onde começar".
Por hoje é só!
Bjs,
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
sábado, 14 de agosto de 2010
Primeiros Passos
Hoje demos mais um passo importante no nosso projeto de imigração: começamos a separar os documentos para dar início ao processo. Pretendemos enviar os documentos assim que chegar o resultado do TCF-Q, então já estava na hora de fazer isso.
Fiz um checklist com base nesse site, e foi o que facilitou na hora de levantar todos os nossos documentos, históricos, certificados etc. Nossa, quanto papel a gente guarda hein?! rs
Descobri que estão faltando os meus históricos da faculdade (nunca peguei) e da pós (perdi). Vou ter que correr atrás disso este mês. Fora isso faltam as fotos e o mais importante: preencher os formulários.
Eu já comecei preenchendo o meu, porém acredito que vamos ter que pegar um dia para preencher todos os documentos com calma, igual fizemos hoje com os documentos. Os CVs já estão em Francês (o que já ajuda muuuito), mas mesmo assim vamos ter que preencher tudo e fazer algumas revisões pra garantir que tudo está indo certinho!
Deu um trabalhão separar tudo, mas estou tão contente quanto com o início das aulas de francês no curso intermediário. É ótimo ver todo o nosso planejamento sendo realizado.
Por hoje é só... au revoir!
domingo, 8 de agosto de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)