quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Meu "Guia do Canadá"


Já faz algum tempo que eu falo aqui sobre o meu “Guia do Canadá” e a minha xará Pati pediu, e vou colocar aqui alguns dos assuntos que eu tenho lá, junto com a fonte.

Pra quem não sabe, esse meu guia, é só um arquivo em word, nomeado como Canada.docx, onde eu comecei a inserir alguns assuntos e links que achei importante ter a mão. Pra facilitar, o arquivo tem um indice automático do word, e eu salvo os "Capítulos" em ordem alfabética.

Vale a pena dizer também que muitas coisas eu ainda não sei se valem pro Canadá inteiro. No começo não pesquisei muito sobre Québec e até hoje fica difícil pois não falo nadica de francês.

Mortgage

Sempre tive interesse em saber como funciona o financiamento da casa próprio no Canadá, pois em vários blogs, vejo brasileiros com um pouco mais de um ano comprando sua casa ou apto próprio lá. Em uma das minhas pesquisas achei o Blog da Rose, que é uma Real State da região de Toronto. Ela publicou em seu blog este post bem bacana, explicando sobre o mortgage. Vale a pena ver!!

Provavelmente, por causa das leis e taxas, deve ser diferente em Québec. Fica aqui registrado que ainda preciso pesquisar sobre como funciona lá!

Casa e Jardim no Inverno.

Ainda no Blog da Rose, tem este post ótimo, falando sobre os cuidados que vamos ter que ter com a nossa (futura) casa e jardim no Inverno canadense.

Contatos do Consulado

Pode parecer meio bobo né? Mas em vários blogs eu via as pessoas colocando os contatos das pessoas responsáveis no Consulado de São Paulo, e quando eu quis enviar um e-mail tirando algumas dúvidas, não conseguia encontrá-lo...rs

Vale a pena dizer que quando enviei o e-mail, a famosa MJ me respondeu pedindo meu telefone e uma semana depois me telefonou para tirar as minhas dúvidas. Eu queria saber sobre os documentos para comprar experiência no Processo Federal. Acabamos desistindo, pois não têm nada dizendo quais e quantos documentos eles aceitam, e como não somos registrados com nenhum dos 38 NOCs, vimos que ia ser mais complicado.

Bom, os contatos do consulado que eu tenho são: Telefone geral: 11 - 5509 4343

Walter - walter.domingos@international.gc.ca - ramal 3406.

Maura – ramal 3425.

By the way, falando na MJ, agora ela tem um site da sua consultoria: MJ Consultoria

Cidadania Canadense.

Neste post, no blog do Wellington e da Suzel, eles explicam como o residente permanente pode pedir a cidadania canadense.

Conta no HSBC

Passo a passo de como abrir a conta no HSBC no Brasil e Canadá aqui.


Carro no Canadá e Seguro

Outro blog que é ótimo para quem está iniciando o processo é o Destino Canada. Hoje a Ana Paula escreve sobre o Canadá e outros assuntos no Colorida Vida.

Em 2006 ela falou sobre Carro no Canadá e deu um modelo de carta a ser emitido pela seguradora do carro aqui no Brasil, para mostrar no Canadá seu histórico de bom motorista. Este modelo quem passou foi a Laila, quem ela também indicou a visita ao post sobre a Carteira de Motorista e o Seguro.

Outros “Capítulos”.

Essa semana, adicionei outros capítulos ao meu guia, como: Expressões Canadenses (viu Pati, sua pesquisa foi parar lá também. Muitas expressões eu não conhecia!!), Roupas de Frio (adorei o post sobre Tecnologias para o Inverno, temos que nos preparar para não passar frio lá) e também sobre o YMCA, retirado do Blog da fofa da Rose, o Temperatura Máxima.

Um comentário: