domingo, 2 de maio de 2010

Feira, TCF-Q e muitas dúvidas...

No último sábado fomos na Feira Estude no Québec. Tinha bastante casais visitando a feira, que acredito que muitos eram igual eu e o mon mari. Pessoas que vão dar início ao processo, ou já deram, mas estavam lá pra ter um contato com o Québec aqui no Brasil... =)
Chegamos um pouco tarde, mas bem na hora da palestra da Roberta, que é do escritório de imigração do Québec em São Paulo. Já valeu só pelo vídeo que ela passou, en français, e que conseguimos entender bem.
Quando saímos do hotel, demos uma paradinha na Starbucks pra tomar um chocolate quente. Tá certo que não era o Tim Hortons, mas já me senti no Canadá quando saímos de lá e fomos caminhar com o copinho na mão....rs (Detalhe: só estou comparando a parte de sair com o copo na mão, já que só de tirar a camera da bolsa pra fazer uma foto da Paulista no fim do dia, já dá um medão. Algo que não acontecerá no Canadá...rs)

Estamos agora com um pouco mais de 80 horas, e confesso que bateu a dúvida se deveríamos já dar entrada no processo ou aguardar o fim das 150 horas. Nossa idéia original é finalizar as 150 horas em Julho, fazer o TCF-Q em Agosto e dar entrada no processo em Setembro. Porém, estava pensando em tentar o TCF-Q de Maio. Mas com 80 horas/aulas só, pensamos bem e acho que é jogar dinheiro fora, coisa que não dá pra quem tá pensando em imigrar não?!? rs
Ah! Só estamos decididos a tentar o TCF-Q, pois a profissão do mon mari, é profissão em demanda e a minha é totalmente relacionada com uma das profissões em demanda, o que nos dá uma chance de receber o CSQ em casa.

Vi muitas pessoas que deram entrada no processo antes de concluir as 150 horas e então outra opção seria deixar pra lá o TCF-Q, dar entrada logo e ir se preparando para a entrevista. Massssss, no momento ainda bate uma insegurança em falar em francês. Não acho que estamos prontos pra encarar uma entrevista toda em francês e tenho certeza que a gente ia se desesperar se fossemos chamado pra entrevista antes de completar o curso. Então por enquanto continuamos com o plano original...rs

Agora eu pergunto, com quantas horas de francês vocês fizeram a entrevista? E o TCF-Q? É tudo tão fácil quanto parece e eu que tô complicando o negócio? rss

Outra dúvida: é necessário fazer o TOEIC? Estou pensando em mandar meu certificado do curso e diplomas de cursos em Inglês, agora o mari não tem nenhum certificado desse, só o visto de trabalho de quando ele trabalhou em Toronto, que na teoria é um comprovante e que ele trabalhou em um país de lingua inglesa. Será que isso com uma carta em inglês vale?

3 comentários:

  1. Oi Pat, tudo bem? Você tinha deixado um comentário na no blog falando sobre mandar um email... Mas o email nunca veio... Era sobre isso?

    Sobre a entrevista: eu achei a entrevista tranquila, mas vocês precisam estar confiantes para entender o entrevistador e dar as respostas que ele fizer. Como as perguntas são parecidas, dá para treinar bastante para ajudar com o nervosismo. Nós tínhamos umas 200h de francês mais ou menos...

    Sobre o TCF-Q: não é garantia que fazendo a prova vocês receberão o CSQ em casa, a não ser que a pontuação final de vocês seja muito alta. Eu fiz um relato sobre a prova lá no blog, depois dá uma olhada (tem um marcador TCF-Q). Caso decidam fazer acho que pode ser útil nos estudos.

    Não é necessário ter no mínimo 150h para aplicar. E tenha em mente que quando mandarem a papelada vocês ainda terão uns três meses pelo menos até a entrevista. Considerem ter aula com um professor particular antes da entrevista porque isso acelera bastante o aprendizado.

    No mais, entre dar entrada em junho e dar entrada em setembro, a vantagem de junho é que poderão mudar no ano que vem ainda no verão... Ah, outra coisa, vocês podem dar entrada no processo e mandar o TCF-Q depois se for o caso.

    Sobre o TOIEC, no site está escrito que só vale para comprovação do inglês os testes oficiais, mas acho que esses documentos ajudam na pontuação e podem ser um plus no critério adaptabilidade.

    Bem, escrevi um monte mas ainda pode ter ficado confuso. Qualquer coisa me mande uma mensagem e se o comentário foi sobre outra coisa, como disse lá no blog, escreva sempre que quiser.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pat,
    obrigada pela torcida!
    O marido já resolveu sim!!! Eba! Vou correr agora atras da papelada!

    Então, disse q era proximo do Tatuapé para deixar bem gerelizado, pra nao nos expor muito. Mas nosso apto fica mesmo é colado com a ponte da Penha, em Guarulhos. Quer comprar? rs

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Pat, vi que vc deixou um comentário no meu blog para continuar acessando, mas para isso preciso do seu e-mail. Coloca lá nos comentários do blog pq eu modero e ninguem poderá ver somente eu, ta?!
    Qualquer coisa que precisar pode falar lá :)
    BJs

    ResponderExcluir