sexta-feira, 27 de agosto de 2010

TCF-Q

Salut mes amis! Ça va?

Essa semana meu marido fez o TCF-Q, e agora estamos aguardando ansiosamente o resultado sair. Terá um resultado preliminar na Internet e depois de algum tempo chega o certificado, que iremos enviar junto com os documentos na abertura do processo.

Vou fazer um breve relato de como foi a prova. Mas quem quiser saber mais sobre o teste, é só ir aqui.

A prova dele foi em SP, na Aliança Francesa no centro. Foi um dia da semana de manhã, e só tinha ele e mais um rapaz, então foi bem rápido. Ele foi o primeiro a fazer a parte de expressão oral.

Compreensão Oral -> Meu marido disse que a prova é bem rápida, não dá tempo de pensar e muito menos ler todas as opções. As instalações e o som da sala eram ótimos, não teve problema para escutar as perguntas.
Algumas questões ele teve que chutar, principalmente no fim que vai ficando mais difícil e duas perguntas ele respondeu depois, quando teve um tempo entre uma questão e outra.

Expressão Oral ->
As dicas da Pati, da Pamela e do JEF com certeza ajudaram MUUUUITO! Foi o relato deles que me incentivou a fazer este post, pois pode vir a ajudar outras pessoas futuramente. =)
Bom, depois de ler os posts aí de cima, fiz um resumo das perguntas que foram feitas pros 3, e passei pro meu marido. Com isso, um dia antes da prova ele "respondeu" as perguntas, fazendo textos e procurando algumas palavras chaves, que poderiam ajudar na hora.
As perguntas que caíram pra ele foram: se apresentar; fale de sua família; fale se é possível manter a sua cultura vivendo em outro país; fale sobre a importância de um segundo idioma; fale sobre o transporte público x privado. Em uma parte foi dado um tema e ele teve que fazer as perguntas (pedir conselhos sobre qual roupa usar em uma entrevista de trabalho).

Pra finalizar, fica duas dicas:
1. Faça alguns exercícios do livro TCF com 250 questões. Ajuda para se familiarizar com a prova. Meu marido fez alguns para estudar.
2. Leia os relatos de outras pessoas que fizer o TCF-Q, principalmente as perguntas na parte de expressão oral. Algumas perguntas que caíram pro meu marido foram as mesmas de outras pessoas. Como ele já tinha estudado as perguntas um dia antes, quando a pergunta foi feita, ele já sabia "por onde começar".

Por hoje é só!
Bjs,

3 comentários:

  1. Oi Pat,
    obrigada pelo carinho, a gente se vê por ai.
    Grande beijo, Eliane

    ResponderExcluir
  2. Oi Pat, só agora consegui dar uma passada aqui no seu blog. Nossa, só de lembrar a espera para ver a nota eu já fico nervosa...hehe. Mas tenho certeza que vcs se deram bem. :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Post de grande ajuda na hora certa!!! rs
    Vou fazer a prova dia 05/03, e estas perguntas serão praticadas exaustivamente... rs

    ResponderExcluir