quarta-feira, 9 de março de 2011

Book Review: Debt-Free forever by Gail Vaz-Oxlade

Faz tempo que postei aqui sobre os livros canadenses que eu comprei. Depois de muito tempo, terminei de ler um, o Debt-Free Forever – Take Control of Your Money and Your Life da Gail Vaz-Oxlade. Eu gosto de ler livros em inglês com um papel  e caneta do lado, pesquisando as palavras que eu não conheço no dicionário tradutor ao mesmo tempo em que estou lendo, então o processo acaba sendo meio lento, pois ou eu tenho que estar com o Ipod conectado na Internet ou na frente do computador; mas no fim eu tenho um mega glossário e aprendo várias palavras novas. 

Explicado o motivo da demora desse post, vamos falar sobre o livro:
-Se você é doido(a) feito eu, que anota até os centavos gastos com uma balinha em uma planilha pra depois saber o que gastou com o que, você vai adorar o livro.
-Se você não tem noção alguma pra onde vai o seu dinheiro, e tem pavor de ficar controlando os seus gastos, você precisa deste livro... rs
-Se você está no Canadá e cheio de dívidas, e quer saber como se livrar delas, então nem preciso dizer que o livro é perfeito pra você. 

Massss, eu também recomendo pra você que está no Canadá ou mesmo aqui no Brasil (quem sabe esperando o pedido de exame médico, que tal? rs), e quer conhecer melhor como funciona o sistema financeiro Canadense.
Pra quem tá “enrolado” financeiramente, ela vai falando de uma forma divertida e fácil de ler o passo a passo pra você sair do buraco, montar um plano e focar no que você realmente quer, de acordo  com as suas metas e objetivos na vida. Outro assunto que interessa a todos os imigrantes e futuros imigrantes é sobre a importância do histórico de crédito e como manter um bom histórico. 

Enquanto eu lia o livro, eu me lembrei deste post do Well & Suzel no Canadá. Lá eles contam que quando a Suzel ela solicitou um empréstimo foi negado 1x, depois de um tempo, foi negado a 2x. Só depois, eles foram descobrir que estava sendo negado, pois a pontuação dela estava baixa devido a várias consultas. No livro a Gail explica que qualquer consulta que seja feita ao seu histórico de crédito fica registrada, e se você tiver muitas consultas, isso acaba deixando seu nome “sujo”, pois vou está procurando crédito ou já lhe foi negado em outros lugares. O livro é cheio de “Gail’s Tips”, que neste caso é: “so if you’re shopping around, don’t sign an application unless you’re ready to buy”.

Algo que eu adorei também foi a Spending Analysis Worksheet que tem no livro. São categorias que vc pode utilizar pra saber onde você está gastando. Eu já tinha as minhas, mas não chegava nem perto dessas. Aproveitei e já alterei a minha planilha que agora está toda em Inglês, pra já ir entrando no clima...rs

O livro trata diversos outros assuntos, como bankruptcy, fundo de emergência, debt counseling, student loans, seguros (de vida, de casa, de caro etc), onde cortar despesas ou como trazer mais dinheiro quando não tem onde cortar despesas, The Life Pie e muitos outros. Todos os assuntos, voltado pra situação do Canadá claro. Então mesmo já tendo lido outros livros sobre finanças pessoais, aprendi muuuuito com esse e vai ser uma ótima fonte de consulta no futuro. Pra finalizar, (ufa, post longo!) totalmente recomendado!

O site da Gail tá aqui.  Ela já lançou outro livro chamado Never Too Late  - Take Control Of Your Retirement and Your Future, que eu estou doida pra ler, mas este vou deixar pra comprar lá no Canadá. =)


Um comentário:

  1. Oiê, obrigada pelo comentário no blog!

    Ah, ao invés de comprar os livros, pegue na biblioteca. Aqui em casa ninguém compra mais livro!

    Aqui em TO todas as bibliotecas são interligadas, vc consulta o acervo pela internet, reserva o livro e vai buscar na biblioteca que preferir - no nosso caso, tem uma do outro lado da rua!

    ResponderExcluir