terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mudanças no Processo de Québec no Brasil II + TCF-Q

E agora é oficial. Já está no site do BIQ, a nova Lista dos formulários e documentos para anexar ao seu pedido oficial de imigração. Nela já consta que é obrigatório o envio do resultado de um teste reconhecido pelo MICC. 

Você tem a opção de não enviar, porém irá zerar na pontuação de idiomas. Acho que isso só é válido pra profissões em demanda E formados no Canadá, fora isso acho difícil conseguir os pontos necessários sem o comprovante de idioma. O ideal é antes de enviar os docs fazer a soma de pontos certinho. Nós fizemos vááááárias vezes essa soma de pontos, e como já contei aqui, no dia da entrevista vi que tava certinha a minha conta. =)

Pra quem não conseguiu enviar os docs a tempo, agora é ir com calma e procurar as datas disponíveis para fazer um desses testes. Pra quem não lembra, antes da gente enviar os docs pro BIQ, meu marido fez o TCF-Q e eu fiz um post sobre a prova. Eu acho que ele é o mais fácil e mais simples de fazer. Vale a pena estudar por um dos livros preparatórios (disponível na internet, inclusive o áudio) e ler outros relatos. Muitas perguntas que foram feitas pra outras pessoas caíram pro meu marido também.

Nós resolvemos fazer a prova antes de enviar os docs, pois assim teríamos pontos suficientes pra passar sem fazer a entrevista. Mesmo assim, na "nossa" época acho que quase todo mundo foi convocado pra entrevista, inclusive faltando poucos dias. Foi uma época bem diferente da atual, onde a espera para a entrevista está bem longa... 

Bjos,
Paty


2 comentários:

  1. Vamos ver como vai ser pro pessoal que não pode enviar a documentação.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. É Paty, se agora é oficial, não adianta o povo reclamar!!! Vi vários blogs por aí reclamando de "boatos" terroristas sobre as mudanças no processo, mas a verdade é que está mudando mesmo... E acho que em breve mais mudanças virão!!!

    ResponderExcluir