quinta-feira, 12 de julho de 2012

Segundo post direto do Canadá :D

Hey, I’m baaaack! rs

Nos mudamos para o nosso apartamento no dia 02 de julho, mas só essa semana instalaram a Internet. Vou tentar descrever o que aconteceu desde que chegamos, então senta que o post é longo...rs

No mesmo dia que chegamos compramos os nossos iPhones em um plano de 3 anos com a Fido, no Carrefour Laval. Por sermos recém chegados, não consegui aprovação pra fazer o plano familiar, então eu fiz um e meu marido outro. O preço não altera em nada, só não temos ligações ilimitadas entre a gente... Tivemos que mostrar o passaporte e um cartão de crédito (do brasil mesmo) e já saímos da loja com o celular funcionando. 
Eu pesquise bastante sobre as operadoras de celular ainda no Brasil então não perdi muito tempo e fui direto na Fido. Até o momento estou achando muito bom. O sinal é ótimo, a Internet tbm funciona super bem e tudo pode ser feito online no site deles. Pelo que tenho visto, muito gente aqui usa a Fido e recomenda.  
Ah! Recomendo pegar um celular aqui o quanto antes, pois em todos os lugares que fomos as pessoas pedem o endereço e o número de telefone.

No dia seguinte da nossa chegada fomos no HSBC desbloquear os cartões de débito (tem uma agência em Laval perto do Carrefour Laval), e a partir daí começamos as compras. Facilita muuuuito ter um cartão de débito já nessa semana, que é quando a gente mais gasta. E olha, gasta muuuuuito! rs

No mesmo dia fomos pra Montreal de metro tirar o NAS e o Assurance Maladie. O NAS foi super rápido. Tiramos em Montreal já que teríamos que ir no RAMQ lá, mas tem a opção de fazer no Service Canada de Laval. O atendimento no RAMQ demorou um pouco. Tinha bastante gente, mas mesmo assim não perdemos muito tempo tirando os dois documentos.
Algo que vale a pena comentar que como chegamos no dia 27, o mês de junho já contou como o primeiro dos três meses que não temos acesso ao sistema de saúde daqui. Desse modo economizamos um graninha, pois ao invés de contratar a assistência de viagem por 90 dias, contratamos só 66.

O plano de Internet + TV fechamos na Videotron. Achamos por acaso uma loja e fizemos tudo lá pessoalmente no dia 01/07. Até tentei fazer pelo telefone, mas estava impossível. Acredito que é por causa do “dia da mudança” rs

Semana passada também foi tudo super corrido. Ficamos basicamente montando a casa, já que tivemos  que comprar TUDO! Todo dia vc vê algo que tá faltando, nunca acaba rs

Compramos quase todos os nossos móveis na Ikea, onde já fui 3x. Achei os preços bons e de boa qualidade, exceto as cadeiras da mesa que não gostei, mas acabamos optando por comprar algo bem em conta agora. O colchão eu comprei na Dormez-Vous e o Sofá na Leon, tudo aqui em Laval também.  
Aliás, pegamos um preço super bom no colchão, que tinha sobrado de uma promoção de maio e ainda ganhamos um desconto por ser imigrante.

Também fizemos a inscrição pra Francisation integral online e agora precisamos levar os documentos. Poderia enviar pelo correio, mas acho que vamos pessoalmente no MICC aqui em Laval mesmo. No dia que chegamos, passamos no escritório do MICC no aeroporto, mas não tinha vaga disponível pra já agendar o rendez-vous. Só nos deram alguns folhetos com algumas informações e contatos.

Nós andando muuuuuuito por aqui esses últimos dias. Laval é uma cidade maravilhosa, mas precisa de carro. As quadras aqui são enormes e as vezes vc fica um tempão nos cruzamentos esperando para atravessar a rua, o que com o calor que tá fazendo , não é fácil...rs  A parte boa é que o sistema de onibus é muito bom. Passa no horário marcado e tem até que bastante opção. Nós baixamos no iPhone o aplicativo da STL, e dá pra saber direitinho que horas o ônibus vai passar no ponto. Sem contar que aqui perto tem tudo, então é tudo muito rápido.


Ainda não conseguimos passear muito. Fomos só ao Festival de Jazz na sexta-feira, e no sábado a noite no Old Port, ver os fogos e depois caminhar por alí. Fiquei impressionada com a limpeza das ruas, organização e a quantidade de gente com crianças e bebes a noite na rua. 

Ontem compramos o nosso carro, o que vai facilitar o nosso deslocamento por aqui, principalmente pra fazer compras. Já percebi que teremos que ir em vários lugares pra poder economizar e encontrar tudo o que precisamos. 

Sobre o carro ainda, conseguimos fazer o seguro sem a carteira daqui, mas vai ficar mais caro, claro. Fizemos por apenas 6 meses, então espero depois conseguir um preço melhor. 

Já viramos "gente" por aqui também. Já chegou a primeira conta pra pagar pelo correio (da Fido) e o nosso NAS. É uma sensação ótima de ver esse documento na mão, nosso primeiro documento canadense. Depois de tanto tempo sonhando e planejando aí no Brasil, agora as coisas estão acontecendo...

Bom, por hoje é só, mas agora com Internet vou passar mais por aqui... =)

10 comentários:

  1. oi, gente!
    estamos chegando em Montreal dia 21 de agosto, e gostaria de saber onde vcs ficaram assim q chegaram e tirar algumas duvidas... vcs podem nos mandar um e-mail?? estelaomelo@hotmail.com

    Merci!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Nada melhor do que um novo lar!
    Parabéns!
    Conte-nos mais sobre os alugueis em Laval. Parece que vamos morar por ai! Tem sido a melhor opção custo benefício. A outra é a Ile des souers!
    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!
    Superdicas!
    Obrigada por compartilhar, aguardamos os passos seguintes!
    Felicidades pra vocês na nova fase!

    Abraços,
    Mamãe ZO

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Parabéns gente!!! Bom ver as coisas andando né? Chegando nos trilhos, enfim... não veja a fora de viver o mesmo que vcs. Tb vamos morar em Laval e chegaremos aí em 27/08, numa "2dona"! Vamos manter contato, vcs têm facebook?

    Abraços,

    Família Paixão

    ResponderExcluir
  5. Delícia de conquistas... cada detalhe, cada compra... cada passeio...
    Parabéns!
    Vou estar aqui acompanhando vocês!

    ResponderExcluir
  6. Oi gente! Que ótimo!!!
    Ficamos muito felizes de ver tudo se realizando!
    Um grande abraço da Turma do Balão!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oie! Que bom que conseguiram se instalar e tudo está caminhando direitinho!
    Viu, desculpe perguntar (se não quiserem responder tudo bem), mas quanto vcs pagaram no iPhone (iPhone 4S?) e qual o vlr mensal que vcs estão pagando?! Podem me responder via email se preferirem: neilasasa@hotmail.com.
    Eu tenho um aqui no Brasil e estou pensando em vender o meu para comprar um novo aí. Estou pesquisando para ver se vale a pena ;)
    Obrigada e tudo de ótimo por aí!
    Bjs,
    Neila

    ResponderExcluir
  8. Continuo seguindo o blog de vocês e estou feliz por saber que tudo está caminhando bem.
    Bjs.
    Cilei

    ResponderExcluir
  9. Ola td bem? primeiramente boa sorte para vcs no canada...


    Vcs gostariam de fazer uma parceria com meu blog? --> www.diarioimigrante.com

    ResponderExcluir